terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Diáspora

Mar assim só em Minas


Quando chega o verão há a diáspora mineira, onde os habitantes dessa terra inóspita atravessam montanhas e rios rumo ao Espírito Santo. Tá, eu sei que tem quem vá pro Rio, São Paulo ou até a Bahia, mas fala sério: litoral das Minas é o Espírito Santo.

Minha cidade despenca pra Guarapari, com as exceções pra Piúma. O lugar com mais viçosense em janeiro definitivamente não é Viçosa.
Carro atrás de carro, ônibus atrás de ônibus, gurda-sol atrás de guarda-sol, farofa atrás de farofa, porque vocês sabem: muito mineiro junto é farofada!

Sentar na areia amarela da Praia do Morro, comer camarão, pastel, tomar água de côco e mergulhar naquele mar marrom da cor do céu? Ser agarrado por uma alga, cutucado por uma espiga, espero que seja uma espiga mesmo, e encher a sunga de areia; Isso não tem preço! Tem sim, mas finge que é tudo barato e seja feliz.

Não sou dos maiores fãs de praia. Talvez se azulejassem, tirassem o sal da água e colocassem mais toldos pra fazer sombra, praia seria mais legal. Gosto mesmo é de ficar na areia olhando o mundo passar, e é claro o povo de Viçosa.

Pena que junto com o mar se vão minhas férias... Bolsa Férias já, para alunos cansados, estressados e que não merecem tanto tempo sem folga.

2 comentários:

Anônimo disse...

Então Luiz ...
to aqui pra mostrar pra vc que eu
do uma olhadinha de vez enquando no seu blog..
Ta muito bommmm..
Adorei essa foto ai que vc tirou na praia..ficou otima...

Mary Azevedo disse...

É, definitivamente há uma diáspora dos mineiros rumo ao litoral.
e eu tb quero praia...
buá!