sábado, 7 de março de 2009

90 - É brega, mas você cantou

Eu estava assistindo MTV quando pediram para os telespectadores responderem: Qual foi a melhor década musical para você?
Claro, eu nasci no final dos anos 80, mas tenho a teoria de que essa década se estendeu até 93, sendo que os anos 90 foram até 99. Mesmo assim, achando que os anos 90 duraram apenas 7 ou 8 anos foi a década que mais vivi. Foram anos mágicos!

Tinha cantores fantasiados, escândalos na mídia, bigodes e até mullets resistiam.
Quem nunca teve a mãe usando um cabelo volumoso ou um conhecido que usava um bigodinho.
Ah o bigodinho, que coisa triste...

A sensualidade também estava em alta. Dançarinas usando roupa de ginástica ou shortinhos minúsculos. Barrigas a mostra e a emplosão do H2O2. Todo mundo queria uma mecha.
Os homens também usavam peças justas e quiçá coletes e camisas abertas, como se estivessem o ano todo no verão.

O que eram aqueles cenários de TV cheio de espelhos. Todo lugar tinha uma mulher dançando. 
E os clipes musicais? Na época que o LP foi substituído pelo CD, que era caríssimo, e os K7 sumiram das lojas, o clipe era a melhor propaganda. 
Super produções cheias de natureza e cromaqui. Ah o cromaqui... nunca tinha sido tão explorado. Havia falsos espaços, falsos mares, praias e até falsos cenários.
E as dançarinas estavam lá também!

O post de hoje é o primeiro de uma série de não sei quantos sobre a década de 90, os anos de espera. Todos estavam eufóricos com os avanços tecnológicos e mal podíamos esperar pelo novo século. 
Enquanto isso mil bandas estouravam pelo Brasil. Era uma época que novos ritmos surgiam e sempre tinha um sucesso no rádio e na TV. Havia disputa pela vendagem de CD's e o Gugu mal podia para de dançar "Pintinho Amarelinho".

Hoje três obrs primas do início, meio e fim dos meus anos 90.
Sucessos, não importa a qualidade.

Quem nunca ouviu Lambada? Tá, eu sei que nos anos 80 ela já aparecia por ai, mas no início da década seguinte ela estava lá. 
Dançando na praia, tinha o calor latino. Saias rodadas e muita cor. Escutava, mas não entendia o que era. Imagina hoje lambada tocando num som potente de carro no lado da sua casa... 
Foi bom ter passado, ou quer o retorno do ritmo quente?


Lá no meio da década um grupo baiano estourou. Trouxe as letras de duplo sentido, as danças sensuais infantis e encheu a TV de axé?
Não importa o nome, Gerasamba ou É o Tchan, mas que todo mundo já dançou um de seus sucessos é fato. Boquinha da Garrafa, É o Tchan no Havaí, No Egito, Dança do Põe Põe, A Nova Loira do Tchan... Uma séries de sucessos que levavam o nome do grupo e abriram o leque de possibilidades para os ritmos que subseguiram, já que agora o público estava "amaciado".
E ai, lembra daquela festa que alguém dançou na boquinha da garrafa, ou foi você que não parava de dançar?


E pra terminar a lista dos três primeiros sucessos: Carrapicho! Uma música apenas que estourou e ninguém parava de cantar. Na rádio, na TV e até no bichinho de pelúcia (sim, já tive um boneco que tocava Carrapicho). 
Essa música já apareceu aqui no blog em russo, o que comprova que foi produto de exportação.
Se orgulhe e diga: Eu quero é Tic Tic Tic Tic Tac!


Assumamos a década de 90, afinal dizem que a perdida foi a 80, então estamos no lucro, pois se uma coisa que o Brasil teve nessa época foram novos grupos musicais.

E não só de brega vivíamos, vou buscar sucessos que ainda são tocados...
Você ainda tem alguma música dos anos 90 no seu player?

3 comentários:

Tiago disse...

A Lambada foi a melhor.....gente como isso fez sucesso!!!O Gera samba ou è o tchan chegou até os gramados de futebol,era nego fazendo gol e comemorando descendo na boquinha da garrafa(Ê Paulo Nunes ex Gremio e Palmeiras) mas faltou o Terra Samba viu!!!Carinho de mão,ó o carrinho de mão!!!

Leônidas Pires disse...

Ê década de 90!

afinal de contas "essa é a mistura do Brasil com o Egito..." egito esse que tem o Alibabá!

Mary Azevedo disse...

Tenho saudade nehuma de É o tchan, carapicho e coisas do tipo (apesar de fazerem parte do meu passado musical negro), eu tenho saudade de brincar de cantar chiquititas e imitar spice girls. uahuahuahau
E tem muito anos 90 no meu player, acho.