Depois de anos cogitando, estudando e projetando... Entrou em vigor, dia 1º de Janeiro, a reforma ortográfica da língua portuguesa.
Essa reforma vai acontecer nos 8 países com o idioma português, mas há grande resistência do país mãe, Portugal.
Em todos outros países houve mais reformas nas últimas décadas, mas lá não.
O fato é que no antigo continente as mudanças serão maiores e em mais quantidade.
No Brasil a reforma está prevista pra acontecer em 4 anos. Será cara e contínua, mas devemos conseguir. Em Portugal irá acontecer em 6 anos. Até lá os dois modos de escrever serão válidos, a não ser que seja explicito o contrário.
A língua falada não vai mudar. Cada país terá seu dialeto próprio, mas a escrita tende a ser unificada. O objetivo é tornar o idioma mais forte, como o espanhol que tem escrita unificada, apesar de ter "n" maneiras de se falar.
Outro obejetivo é ampliar a difusão da língua, com mais pessoas a aprendendo e a oficializar como idioma da ONU.
Acho válida a intenção. O Portugês é uma língua difícil de ser falada e de ser grafada. Se o objetivo é integrar, os motivos são válidos. Vale ressaltar que os países manterão sua diferenciação. Não será igual em todo lugar, apenas grafado com as mesmas regras.
Haverá queda de acentos, mudanças em hífens e o trema se vai.
Depois de anos querendo sumir com o trema, agora é oficial.
Quando fui mudar o nome desse blog pensei em fazer uma homenagem a esse sinal "Trema por Trema". Ele era tão útil. Está certo que a maneira de se ler não mudará, mas o sinal indicafa a fonética. Uma pena.
Trema, saudades eternas.
As mudanças podem ser conferidas aqui, de forma resumida: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL936903-5604,00-IMPRIMA+GUIA+DA+REFORMA+ORTOGRAFICA.html
Não são complicadas, só os hífens que tem casos específicos.
O que você acha da mudança ortográfica?
Nenhum comentário:
Postar um comentário