sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Relembrando as notícias tristes

Terremoto Sichuan

Uma das coisas que mais marcam as pessoas são os desastres naturais que acontecem. Normalmente acontece quando menos se espera, é devastador e assusta muita gente.
Esse ano teve grandes desastres, mas grande parte foi no oriente do globo, o que nos deixa menos ligados, por falata de informação.
Muitas pessoas morreram e muitas ficaram desabrigadas, mas aqui no Brasil tivemos nossos problemas ambientais também.

Em Abril teve um terremoto de mais de 5 graus na escala Richter aqui, que atingiu os estados do RJ, SP, SC e PR. O Epicentro foi no mar e foi ema exeção, já que o Brasil não fica próximo a falhas geológicas graves, mas que esse terremoto tirou o sono de muita gente, tirou.

Em Maio um grande ciclone varreu Mianmar. Além do próprio vento que provocou destruição, ainda teve grandes ondas formadas pelo mesmo, que contribuiram pra catástrofe. Oficialmente foram 77mil mortos, mas extra-oficialmente diz-se que foram mais de 128mil. Muitos desabrigados, feridos e mortos. Tudo destruído e alagado. Falta de comunicação e de acesso internacional. Pouco se sabe o que realmente aconteceu naquele país fechado politicamente.

Ainda em Maio um dos maiores desastres do ano. Um grande terremoto na província de Sichuan devasta o país que se prepara pra sediar as olimpíadas. No meio do país, numa área de difícil acesso por parte do governo, milhares de pessoas morreram. Foram 7,8 graus na escala Richter que devastou a região. Um hospital e cinco escolas desabaram, sendo uma delas com 900 crianças em aula. Oficialmente foram pouco mais de 67 mil mortos e 20 mil desabrigados, mas não se sabe ao certo. Depois desse terremoto que arrasou a região, ainda houve dezenas de outros menores.

Em Novembro a Califórnia foi novamente atingida por incêndios florestais. Uma região densamente urbanizada entre o mar e as secas montanhas. Descuido por parte das pessoas ou fenômenos naturais provocaram os incêndios que mataram pessoas carbonizadas dentro de suas casa. Uma região muito valorizada com patrimônios milionários a mercê do fogo. 

No final de Novembro Santa Catarina foi atingida por fortes chuvas que fizeram rios transbordarem e encharcar o solo. O vale do Itajaí foi o mais atingido. A região ficou incomunicável, com falta d'água e de alimentos. O socorro só chegava pelo ar. Morros inteiros vieram abaixo e enormes regiões urbanizadas foram destruídas. Mais de uma centena de mortos e milhares de desabrigados. Ainda está no começo da resconstrução, mas algo é certo: não se pode confiar nas montanhas plenamente.

E quando não se esperava, chuva em Minas em Dezembro. Uma semana de muita água. Choveu em 3 dias a quantidade média para todo o mês. As cidades mineiras tendem a ser construídas nos vales dos rios e esses rios transbordaram. Ruas foram destruídas, pontes levadar, pessoas ficaram ilhadas, casas foram levadas... A natureza mostrou sua força. Várias cidades foram atingidas, mas diferentemente de SC, houve menos mortes. Não teve grandes deslizamentos, apesar de algusn terem até causado mortes. Regiões ficaram isoladas por vários dias e agora começa-se a contar os estragos. Muitas cidades terão de reconstruir a área marginal ao rios. 

... e as notícias tristes não são só naturais. As pessoas também comentem crimes que comovem o país.

Logo em Março o caso Isabella Nardoni. A menina foi jogada da janela do sexto andar, num prédio de classe alta. Mais de um mês de cobertura intensa, por parte da imprensa. Por ser em SP, cidade com mais influência da mídia, e por ter acontecido com uma família de classe alta..., o caso despertou interesse da população e a imprensa contribuiu para que ninguém esquecesse. Depois de um mês de investigação o pai e a madrasta da menina foram presos para aguardar julgamento, enquanto as declarações da mãe comovia o Brasil.

Em Junho três rapazes foram mortos no Morro da Providência no Rio. A comunidade acusou policias do exército, que trabalhavam em obras na região, de terem entregue os jovens a uma facção criminosa rival, que cometeu o crime. O caso irritou a comunidade, feriu a imagem dos militares em geral. Alguns acusados confirmaram participação.

Daniel Duque foi morto na porta de uma boate no Rio em Junho. Ele teria brigado na porta do estabelecimento, ninguém apartou e levou um tiro de um policial militar, que trabalhava como segurança, que alegou legítima defesa. Ele foi julgado em outubro e foi absolvido.

Um caso que chocou a todos, ainda em Junho, foi o espancamento feita contra uma menina de 12 anos em Goiânia. Sua tutora/patroa, junto com a empregada doméstica torturavam a garota diariamente em um apartemento na zona nobre da cidade. Elas foram condenadas por tortura.

Mais uma violência contra criança aconteceu em Julho. Durante uma perseguição policial o carro da mãe de João Roberto recebeu mais de 15 tiros. O pai do garoto deu um depoimento após sua morte que comoveu o Brasil. Dois policiais foram acusados. Um foi absolvido, o outro ainda será julgado.

Em Julho um corpo é encontrado esquartejado em Goiás. Logo se identificou o corpo e encontrou o criminoso. A vítima era uma moça inglesa de 17 anos que veio para o Brasil apaixonada. Mahamed D'Ali, 20 anos, era o namorado. Ele a matou, foi para uma festa, voltou, esquartejou, tirou fotos com o celular, pediu um carro emprestado e foi desovar o corpo. A friesa do assassino chocou a todos. Ele a teria matado, pois numa briga ela teria ameaçado de contar para a família dele sobre seu envolviemnto com drogas.

Em Setembro um casal foi preso acusado de matar os filhos dele. Foi em Ribeirão Pires, SP. Após investigação chegou a conclusão de que ele matara o mais novo e ela o mais velho, depois esquartejaram os corpos, tentaram queimar, não conseguindo espalharam os pedaços pela região da própria casa. Ambos foram presos.

Em Outubro outro caso de repercussão internacional. O caso Eloá, o maior cárcere privado do país. Na noite de uma segunda a garota foi feita refém com mais dois amigos e uma amiga, pelo ex-namorado. No mesmo dia ele libertou os garotos e na tarde seguinte a amiga. O cárcere continuou por mais dois dias com ele a ameaçando, até que a amiga retorna ao cativeira numa ação inédita e mal explicada. Depois de mais de 100 horas do início da ação, sob as lentes de todas emissoras de tv, com transmissões ao vivo, área isolada, pessoas desabrigadas, policiais, médicos, bombeiros mobilizados, a polícia invade o apartamento, mas o bandido atira contra as reféns. Ele é preso e as garotas são hospitalizadas. Eloá morre um dia depois. A amiga sobreviveu e é a única que sabe narrar a história.

Novembro foi o mês que uma garotinha de 9 anos foi encontrada morta dentro de uma mala na rodoviária de Curitiba. Ela desapareceu na volta da escola e os suspeitos foram descartados. Houve violência sexual, mas ainda não se encontrou o culpado.

E pra terminar o ano houve agressões e morte envolvendo famosos. Em novembro o ator Marcelo Novaes foi agredido na porte de uma boite e o casal Dado Dolabela e Luana Piovani protagonizaram a fofoca da semana. Ele teria agredido uma camareira que tentara apartar a briga dos dois. Depois de muitas idas e vindas eles se separaram e ela vai processa-lo. Em Dezembro a surpresa do ano. O ex-marido de Suzana Vieira tem morte trágica. Ele era um mero desconhecido que a tinha traído, separado e voltado, protagonizado escândalos e na época tinha se separado e ficado com a amante... quando a poeira abaixava ele morre de cueca, na garagem de seu prédio, supostamente por overdose. O triste fim de um folhetim.

Foi um ano com grandes casos de comoção nacional e com muitos crimes contra crianças... Vale se lembrar para que não mais aconteça. Que 2009 seja menos violento

Um comentário:

R@mon_Vitor disse...

Noooossa.
Foi coisa ruim demais.
:/

Agora tou triste.
tchau.