sábado, 27 de dezembro de 2008

Notícias que marcaram o ano

Nem eu me lembrava de algumas coisas. Há fatos que parece que ocorreram a mais tempo, outros ainda estão frescos... O fato é 2008 está acabando e vamos aos fatos marcantes do ano.
Janeiro - A montadora Tata de veículosa, da Índia, anuncia o carro popular a R$4300. As reféns das FARC Consuelo e Clara Rojas são libertadasa na Colômbia. O ator Heath Ledger é encontrado morto em NY. Hillary Clinton começa a disputa pela candidatura a Casa Branca em alta.

Fevereiro - A ministra pela Secretaria da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, se demite após denúncias de comprar irregulares com cartão corporativo. O presidente francês Sarkosy se casa com Carla Bruni. Protestos contra as FARC acontecem pelas Américas. Vai-Vai ganha o carnaval em São Paulo e Beija- Flor no Rio. Menina de 14 anos é presa em cadeia masculina em Goiás. Ronaldo sofre lesão no joelho. Somem dados sigilosos da Petrobrás. O filme "Tropa de Elite" ganha Urso de Ouro no festival de Berlim. É lançada a loteria Timemania. Fidel Castro renuncia a presidência de Cuba em favor do seu irmão Raul. Novos reféns das FARC são libertados.

Março - Medvedev é eleito presidente na Rússia. Registrada fotos de avalanche em Marte. Em NY, brasileira desencadeia escândlo que culmina com a queda do governados. Protestos pela liberdade do Tibet explodem pelo mundo e a China os reprime violentamente. É revelado a existência de um dossiê contra Fernando Henrique. Ponte em construção desaba na China. Estoura o caso Isabela Nardoni. Chama olímpica sai de Beijing.

Abril - Cubanos podem comprar eletrodomésticos e termina a paridade salarial. Romário se aposenta do futebol. Papa visita os EUA. Guga se deixa o tênis, no Brasil. Austíaco é preso após ter mantido filha presa no porão por 20 anos, e com ela ter tido filhos. Escândo envolve jogador Ronaldo e travestis no Rio. Padre faz voo com balões em SC e some. Ex-pastor faz declarações que mancham a imagem de Obama. 

Maio - Ciclone destrói Mianmar. Absolvido fazendeiro acusado de matar irmã Dorohy Stang. Casal Nardoni é preso. Terremoto em Sichuan na China. Marina Silva deixa ministério do Meio Ambiente por incompatibilidade de idéias e Minc assume o cargo. Morre escritora Zélia Gattai. ETA explode carro na Espanha. Gustava Kurten se despede das quadras internacionais, em Roland Garros. STF libera pesquisas com célular tronco embrionárias. Réporteres são torturados por milícia no Rio.

Junho - Reportagem da revista época, Gays no exército. Hillary sai da disputa democrata a Casa Branca. Rio é finalista para sediar a olimpíada de 2016. Roubo de quatro obras na Estação Pinacoteca, SP. Morre sambista Jamelão. Morre André Valli , o antigo Visconde de Sabugosa do Sítio do Pica-pau Amarelo. 12 bebês morrem em Santa Casa no Pará. Morre Socióloga Ruth Cardoso. Bill Gates sai da chefia da Microsoft. 

Julho - Ingrid Betancourt é resgatada na Colômbia. Espanha vence Eurocopa e Nadal vence Wimbledon.  Daniel Dantas, Naji Nahas e Celso Pitta são presos em SP, e dias depois soltos. Tirotei em frente ao consulado dos EUA em Istambul matam seis pessoas. Ex-banqueiro Cacciola é extraditado de Mônco para o Brasil. Morre Dercy Gonçalves. Radovan Karadizic, o "carniceiro da Bósnia", é encontrado disfarçado e é preso. Cadela encontra bebê abandonado em MG, dias depois se descobre que tudo foi simulado e a criança era filha da própria dona. Encontrado corpo do "padre voador". Gilberto gil deixa ministério da Cultura. 

Agosto - Condenado do ETA a 3000 anos de prisão é libertado após 21. Aberto os maiores jogos olímpicos da história, em Beijing. Estoura um princípio de guerra entre Rússia e Geórgia pela província da Ossétia do Sul. Morre compositor Dorival Caymmi. Michael Phels é o maior vencedor olímpico. Acidente com avião em Madri mata 153 pessoas. China ganha mais ouros, EUA ganha mais medalhas e Brasil fica em 23º lugar. Israel liberta 198 presos palestinos em demonstração de boa vontade. Bebê cai de janela de prédio no Recife e é salvo por frada presa no muro. Obama é oficializado candidato nos EUA e Sarah Palin é escolhida vice do candidato Republicano. Revista revela grampos telefônicos no STF. 

Setembro - Cupula da Abin é afastada após denúncia de grampos. Pela primeira vez em 125mil anos, Polo Norte se torna uma ilha de gelo, totalmente separada dos continetes do norte.  Jatinho sai da pista em aeroporto de Congonhas. Inaugurado o projeto mais ambicioso do homem, o projeto internacinal do Acelerados de Pesquisas na Europa; dias depois ele tem de ser desligado por vazamento. Brasileira foge do Líbano. Boeing cai e mata 88 na Rússia. Bomba em hotel no Paquistão mata 40. Jovem abre fogo em escola na Finlândia e mata 11, comsigo próprio. China lança missão espacial própria. 

Outubro - Nasa faz 50 anos. Eleições municipais muda quadro das capitais. Há invalidação de uma eleição no Pará por protesto e fogo no fórum. Ex-presidênte da Finlândia é Nobel da Paz em 2008. Sequestro da Garota Eloá ocupa noticiários por uma semana. Solidariedade à SC mobiliza país. 

Novembro - Massa vence o último GP no Brasil, mas Hamilton é campeão da temporada. Obama é eleito presidente dos EUA, marcando a história da democracia no país. Internet via rede elétrica é lançada e estará disponível em 2009. Aumentam o índice de pirtaria no Oceano Indico, agora sequestrando grandes cargueiros. Chuvas devastam grandes regiões de Santa Catarina. Ganhador da Mega-Sena é morto e o assassino é predo dias depois. Ataque terrorista faz 101 hóspedes reféns nos dois hotéis mais luxuosos de Mumbai, Índia. 

Dezembro - Mar atinge seu maior nível em veneza, encobrindo ruas. Internacional leva copa sul-americana e São Paulo leva Brasileirão. Manifestações nas ruas de Atenas mobilizam a Grécia. Chuvas inundam e provocam mortes em MG.

Foi um ano mais agitado que esperei. Muitos policiais com má conduta. Muitos crimes envolvendo crianças. Vários atentados pelo mundo. Um princípio de crise na América do sul, uma quase nova guerra na antiga URSS. A China foi foco das atenções várias vezes. Foi ano da crise econômica que foi chegando de leve e se instalou. Dólar começou desvalorizado e depois subiu. A inflação aumentou no Brasil apesar de números positivos por todos lados. Temor na economia e na política de vários países. A população foi pra rua se manifestar. Muitas esperanças para o ano de 2009 na política e economia.

Sugestão do link do programa Retrospectiva 2008 da Globohttp://especiais.globoreporter.globo.com/retrospectiva/2008/12/

E pra você, o que mais marcou seu 2008 no mundo?

2 comentários:

Anna Carolina disse...

O que mais me marcou em 2008 foi a morte de Dercy Gonçalves, sério. E outra coisa q me marcou, a minha capacidade de fazer amigos pela internet. Cara, me superei esse ano! Beijooo Luiz!

=D

Mônica Bento disse...

nemli. lembrar de como o ano passou voando (e de como coisas do começo do ano parece q aconteceram no começo do século) me deprime.
Oi!