domingo, 20 de julho de 2008

Encerramento da Jornada Mundial da Juventude

A WYD 08 aconteceu em Sydney, Austrália (Camberra é a capital da Austrália, não Sidney!).
No Domingo de Ramos, na Cidade do Vaticano, acontece todos os anos o Dia Mundial da Juventude, um evento em que a igreja volta seus olhos para o futuro da humanidade e da mesma.



Clipe com a Música tema da WYD 08

De 3 em 3 anos acontece a Jornada Mundial da Juventude. É como se fosse um festival internacional, com eventos de catequese e troca de experiências, onde jovens, dispostos a sair do conforto de seus países, se deslocam pela expereiência de encontrar semelhantes motivados por um mesmo ideal.

A última WYD foi em Colônia, Alemanha, em 2005, e Hoje acabou a de 2008. O papa se fez presente e fez importantes reflexões sobre a Igreja na entrada do novo século, o meio-ambiente, a Austrália e sobre o ser humano.

Eu como jovem, nem tanto, estudante, fico imagindnado você se deslocar pro outro lado do mundo pra encontrar gente de todo lugar, falando outra língua, mas com uma mesma idéia: a troca de experiências e a busca de um mundo melhor.

Pois bem... Ao final da missa de encerramento o Papa anunciou a cidade sede da Jornada Mundial da Juventude de 2011. Havia um suspense, apesar da quase certeza, sobre a próxima cidade sede.

Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Madri eram as três opções mais prováveis, e a escolhida foi: Madri!


Espanhóis comemorando a escolha de Madri

A cidade sede tem que ter disponibilidade em receber quase 1 milhão de pessoas de todas as partes, e o Brasil já provou que o pode. Em 2007 teve Pan-Americano, em 2014 vai ter Copa do Mundo da Fifa, e o Rio concorre a sede das Olimpíadas de 2016 (e Madri está no páreo).

Claro que eu queria que o Brasil fosse escolhido pra sediar a próxima WYD, mas quem sabe não seja a oportunidade de tirarmos o pé do solo brasileño e colocá-lo em solo Madrileño...

Imagina juntar o útil ao agradável: recém formado, quem sabe fazendo mestrado, uma pausa de 1 mês. Uma semana em Madri, na WYD, e o resto pela Europa.

Ah Europa! Um dia não lhe largo mais...

Nenhum comentário: