sábado, 15 de janeiro de 2011

Marketing, Relacionamento e Pizzas

Essa semana me perguntei: O que aconteceu com a Artezzanato da Pizza?
Sumiu!
#Po%$a


Calma, não estou divagando.
Tá eu estou, mas vocês vão perceber onde quero chegar.

Uma coisa que eu gosto muito é publicidade, marketing e coisas afins.
Em 2010 procurei conhecer mais sobre construção de marcas.
Tudo isso teve a ver com a empresa júnior que trabalhei em 2010.

Essa coisa toda de construção de marcas é tão bacana que hoje transfiro essa percepção para um monte de coisas... até para as pessoas.

Sim, as pessoas constroem suas marcas!

Mas tá, não é isso que eu quero falar.
Eu vim aqui falar de comida.

No final de 2010 uma pizzaria fez uma super campanha de marketing.
Inovou na idéia e criuou seu diferencial para se inserir no mercado.
Ela não iria fazer pizzas comuns. Investiu em um cardápio variado de pizzas sofisticadas.
E investiu em marketing!

Contratou uma empresa local com uma ótima qualidade publicitária.
Outdoors e banners divulgavam a marca antes mesmo do lançamento do empreendimento.
Todos que receberam aquele folder circular, com cores fortes, que dava vontade de comer pizza e ver se ela era tão caprichada quanto aquela peça publicitária.

E era.
Caprichada no recheio, com embalagem bonita e até com decoração.
Era cara, mas valia a pena.
Enchia os olhos.

A pizzaria não tinha loja. Era só para entregas. Assim a campanha publicitária era essencial, afinal não havia uma vitrine. Cada peça era sua cara.
E que cara!

Não tinha site.
Para atingir o público de estudantes, que é o que mais consome na cidade, apostou nas redes sociais.
Uma semana de Twitter ativo. Recebendo e retuitando opiniões.
Criando credibilidade.
Criando vínculos.

Era um negócio que estourava.
As expectativas do dono foram superadas em quatro dias.

Até que: sumiu!

Isso mesmo.
O perfil do Twitter deixou de ser ativo.
Os outdoors perderam espaço.
Os folders pararam de ser distribuídos.
E o derradeiro...

Sumiu!
#Po%$a

É, foi um negócio temporário de alguém.
Havia a oportunidade, o investimento, a presença...
Criou-se laços, mas que não foram apertados.

Empreender não é fácil.
Entender que negócios são oportunidades, e envolvem muita gente.
Há quem produz e quem consome, mas no meio tem muita gente. Sentimentos.

Numa mega comparação, se a Coca-Cola quiser parar de fabricar seu principal refrigerante ela pode, mas vai ser um golpe enorme na população. Na minha vida.

Moral da história: Marketing cria vínculos tão grandes que você se envolve com a marca de uma maneira, que fica suscetível a receber boas propostas ou um pé na bunda.

Marketing é o que há!

Nenhum comentário: