sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Filmes de Agosto, ainda


O Mágico de Oz

Clássico! E clássico a gente vê em sessão especial com os amigos, cheio de espectativa.

Dorothy vive na fazenda de seus tios no Kansas. Importuda por Totó, o cachorro, a Srta. Gulth pede para os tios da menina, com ordem judicial, "colocá-lo para dormir". Após uma sucessão de fatos Dorothy foge com Totó e encontra um vidente que a manda voltar para casa. Enquanto isso um tornado se aproxima do Kansas. Dorothy se esconde em casa e o tornardo a leva para o fantástico mundo de Oz. A partir daí começa a famosa história de Dorothy e sua aventura para voltar para casa cheia de entrelinhas, metáforas e com moral da história.

Um infantil que tem muito por trás. A idéia de contrastar a realidade preto e branco com o sonho colorido numa época em que as cores ainda chegavam às telas. Papéis simples com entonação ainda teatral. Impostação de voz que não se usa mais. Efeitos especiais torcos e cenários grandiosos e descontínuos... Tudo contribui para o grande efeito que Oz deu no cinema. Um conto em que o fim não é mais importante que o meio. 

Cor, canções, cenários... Vale a pena colocar no repertório. 60 anos de O Mágico de Oz.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

A sexta aventura do bruxo que vende mais que a Madonna.

Voldemort é uma ameaça real e não há lugar seguro. Suspeita-se que ele está infiltrado em Hogwarts. Dumbledore prapara todos para um enfrentamento iminete e paralelamente a isso Harry se interessa por Gina, irmã de Rony cujo qual é fruto de atenção de Hermione.

Claro que o filme não tem que ser fiel ao livro em todos detalhes. São artes diferentes. Assim o filme ganhou ritmo e inseriu toques mais comerciais.
O ar sombrio deu uma guinada na série. Mais cenários, mais lutas e mais atenção às histórias secundárias.

Pode parecer baboseira, mas esse foi o filme da série cujo, na minha opinião, o diretor acertou mais.


O Despertar de Uma Paixão

Um drama romântico com belos cenários.

Em 1920 Walter Fane é um médico de classe alta casado com Kitty. Sem uma grande paixão se mudam para Xangai em pleno surto de cólera, quando Walter descobre a traição da esposa. E pelos motivos errados começam uma jornada para mudar os significado entre eles. 

Bonito visualmente. Uma reconstituição bacana. Triste. Bom pro fim de semana. 


Nenhum comentário: