sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Mascote 2014 (post 1 de não sei quantos)

Bem sabemos que a copa de 2014 será no Brasil. Eba!
Sabemos que o país não tem estádios pra sediar jogos oficiais de copa. Ah....
Mas sabemos que o governo vai abrir a mão pra 10 ou 12 felizardas cidades. Êêêê!

Então vamos ignorar que a copa tem que ter infra-estrutura, considerando que os governantes sabiam disso quando implorarm pra sediar o evento. Vamos torcer pra tudo dar certo...

Vamos falar do mascote!
Já a algumas copas o costume de ter mascotes tem se consolidado. Seja solo ou em duplas eles vêm ai, como um símbolo a mais pro evento, um animador de torcidas e milhares de produtos oficiais... Eu quero um bonequinho, uma caneca, uma camisa, um chaveiro, um adesivo, ... e uma
 foto!

Assim como todoas as capitais querem sediar jogos da copa, todas entidades querem lançar seu mascote (pausa)

Vamos recordar do Cauê, aquele solzinho de borracha que abrilhantou os Jogos Panamericanos. Ele foi revelado 1 ano antes dos jogos, sem que ninguem suspeitasse sobre qual seria o mascote... E ele foi legal! simpático, bonito e a cara dos jogos. Seu nome foi escolhido numa melhor de três, por votação popular. Assim todos tiveram um ano pra se acostumar e comprar produtos dele.

(volta da pausa) Entidades filantrópica, ONG, comunidades do Orkut... todos sugerem um mascote.
E aqui venho revelar o mais novo na parada: O saci-pererê!

Depois de Pelezinho, o desenho representando o "rei" do futebol que faz propagandas de... 
Agora sugerem o mais famoso personagem do nosso folclore.
Nem sei o que falar...
Particularmente acho que o mascote tem que ser algo que não exista previamente (isso vale pra entidades folclóricas).  Nem preciso comentar que o personagem não deve representar uma pessoa especifica, afinal o jogos são de todos.

Gosot do folclore, mas fica difícil escolhere entre a Mula-sem-cabeça e a Iara. Daqui a pouco vão sugerir Emília do Sítio do pica-pau amarelo e/ou o Snatos Dumont, quiçá Tiradentes ((imagina a versão Tiradentes enforcado na trave) que humor negro).

Sou totalmente a favor de mascotes bichos, apesar de ser totalmente previsível. Tatu, Tartaruga, Macaco, Jacaré, Arara... Apesar da copa da Alemanha ter tido um Leão (com a bola) e a da África do sul ter o Leopardo (ou leão pintado), ainda acho animais legais.

Poderia ser um ET, ou uma árvore falante. Quem sabe um Tuiuiu, ou uma avestruz (o Brasil tem Avestruz?). Meu medo maior é que seja uma obra do Oscar Niemeyer..., ou o próprio Oscar Niemeyer! Será que o Niemeyer vai na final da copa?!
...

p.s.: Quem sugeriu o Saci foi a ONG Sósaci (Sociedade dos Observadores do Saci). Medo!

Nenhum comentário: