quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Estudo Preliminar

Semana corrida e apertada.
Depois de dois meses projetando, entregamos hoje o Estudo preliminar.
Eu e a Bárbara tivemos de colocar plantas, corte e maquete no papel em 2 dias.
Foi corrido. Não ficou uma beleza de apresentação, mas espero que o professor saiba avaliar o projeto, mais que a apresentação. 
Devíamos ter caprichado mais.


É o projeto de uma indústria de cosméticos e florais. O terreno fica no Parque Tecnológico de Viçosa. Numa das melhores localizações do lugar.
A idéia era fazer uma empresa grande que fosse um símbolo de indústria de médio porte para a área e para o parque.

São dois volumes, o da administração (com curvas envidraçadas cobertas por brises de madeira) e o da fábrica (um cubo de lados iguais com telhado em shed curvo, estaiado).
Ligando os dois blocos há uma praça coberta, com árvores. Pela praça todos chegam, funcionários se cruzam e descansam nas horas de pausa. O teto verde tem acesso pelo segundo pavimento da administração. 


A idéia é fazer o paisagismo se integrar à contrução. Na próxima etapa isso ficará mais evidente.

2 comentários:

Mary Azevedo disse...

Tentando entender o que é um "telhado em shed curvo, estaiado"...

Luiz Eduardo disse...

Telhado em shed é aquele que permite a entrada de iluminação de cima (zenital) e ventilação por entre as águas (caimentos). Curvo, porque o mais comum é o triangular, como de "n" indústrias, supermercados e galpões...
Ele ser estaiado, siguinifica que ele é suspenso por cabos. Não sustentado por pilares centrais, no caso. É como aquela nova ponte de São Paulo.