sábado, 18 de outubro de 2008

Coragem


Viçosa não tem Centro Hemominas de Sangue e derivados, já que esses centros são regionais e tal fica em Ponte Nova; mas devido aos grande número de doadores em potencial, uma vez por ano eles vem a Viçosa colher cadastro de doadores de medula e outra vez fazer coleta de sangue.

Ontem e hoje foram dias de coleta.

Vontade de doar smepre tive, mas bate aquele medinho e tal.
Mas dessa vez foi diferente. Pensei que eu não posso ter esse temor pra sempre. Eu tenho que tentar e é pra fazer algo bom.

Chamei Mônica e Mariana e fomos lá na UFV doar.


Chegamos 11hr e saímos 15hr. Demorou muito por causa das filas de espera. Os procedimentos em si são rápidos.
Cadastro, Avaliação médica, exame de anemia, doação e lanchinho. Sim, lanchinho faz parte do procedimento.

Na hora de doar mesmo dá um friozinho na barriga. Me dirigi à cadeira, capenga, segurando a minha bolsa vazia até que alguem veio instala-la.

A agulha era grossa horrores. Na hora de coloca-la no braço deu aquele aperto no coração, mas durante o procedimento não dói.

Tudo ocorreu bem até que... a máquina apitou sinalizando que estava cheia a bolsa.
E a moça não vinha...
Um tempo depois uma chegou e amarrou a magueirinha. Só isso. Não tirou!

Ai a pressão caiu.

Que vergonha. A moça veio tirar a agulha, olhou pra mim e seguiu a conversa:
-Você está bem?
-Tô
-Tem certeza?
-Ahã
-Você tá pálido.
-Acho que eu não tô bem!

Mereço. Depois que tudo aconteceu quase tenho um troço. 
A melhor nem conto. Ela levantou a cadeira colocando minhas pernas mais altas que a cabeça.
Que vergonha!
Me deixou lá plantado por quase 10 minutos falando que eu só ia se estivesse melhor, e se eu não estivesse bem era pra voltar.

Fui lanchar todo felizinho.
Mônica ainda estava doando (era o que eu pensava) e Mariana estava do lado de fora, já que ela não poderia doar por algo lá.

Sanduíche, suco, maça e iogurte... Pressão caiu, e quase fui junto.
E lá fui eu de novo pra salinha deitar na maca e esperar voltar ao normal.
Mais uns 10 minutos, e uma observação na minha ficha: passou mal na doação e após ela.

Tudo passou, me despedi de todo mundo (porque já estava íntimo) e fomos embora.
Tudo deu certo e fiquei super feliz de doar.
Valeu a pena e farei de novo. 
Objetivo 1: doar sangue sem passar mal.

Um comentário:

Flávia disse...

-Minha pressão vai cair ... minha pressão tá caindo ... minha pressão vai cair agora ... pafff
o melhor foi a Fer tentando me segurar e eu sentada na calçada do Gerais ... kkkk
Mas foi tudo ótimo ... na hora da doação tava de boa
Depois do Lanchão eu fiquei bem melhor ... acho q é normal afinal quase fui reprovada por anemia!!!
hehehehe
Vale a pena, afinal se estiver tudo bem ... em um mês poderei salvar uma vida!!!