quinta-feira, 5 de junho de 2008

Depois de uma semana pré entrega de projeto

Depois de vários dias sem postar, aqui estou eu pra mostar pra vocês a causa do meu sumiço.
Vida de arquiteto é dura! Você passa meses projetanto e na hora de colocar no papel leva-se sempre mais tempo do que o planejado, sobrecarregando você na última hora.
Em meio a provas e trabalhos de outrs disciplinas tinha a entrega de trabalho na terça passada. Desde a terça anterior a dedicação era total, e depois de 1 noite virada e 3 noites com menos de 3 horas de sono. Sequencias de mais de 12 horas com computador ligado. Fome, cansaço, dor nas costas, dor de cabeça, frio, sono, resfriado, remédios, café... Ficou pronto em cima da hora o Teatro Siolari.
Eu, Marcus e Racchel demos o sangue por esse projeto. Essa etapa foi o ante-projeto, ainda tem mais uma , mas essa é a mais desgastante.

O teatro fica na principal entrada da cidade, no local do atual terminal rodoviário. A idéia era retiral a rodoviária atual, pois este é um real projeto da cidade, reabilitar a área, tornando-a mais agradável, e melhorando o trânsito local de pedestres, ciclistas e veículos e instalar um teatro de médio porte, para peças grandes, suprindo a necessidade local.

O nosso conceito era um prédio que se destacasse no entorno, fosse convidativo, que o volume fosse interessante (fugindo dos comuns dois "cubos": platéia, caixa cênica), reabilitação da área, atraindo pessoas para o teatro e para á área próxima ao rio.

Paralelo ao teatro sugerimos mudanças nos cruzamentos problemáticos da região, novas áreas de estacionamento e de lazer. Criamos no subsolo do teatro um café que funcionaria durante o dia, integrando as pessoas ao edifício durante qualquer hora.

Uma platéia com 500 lugares, sendo a maioria no nível térreo e o resto no pavimento superior, contnedo uma platéia e dois camarotes.

Área adiminstrativa e banheiros acessiveis, assim como as outras áreas do prédio. A área técnica tem camarins, sala de ensaios, fosso para orquestra, manutenção, depósito e afins. O palco é amplo e permite grandes cenários. Há saídas de incêndio, e preocupação acústica.

Comentem o que acharam

Implantação do teatro no terreno -
Acima tem a avenida, pela esquerda entrada do estacionamento com saída pela direita

Fachada Norte -
Voltada pra quem vem dos bairros da Zona Norte da cidade (Silvestre e afins)

Fachada Leste -
Vista posterior (estacionamento)
Fachada Sul -
Ponto de vista de quem chega do centro

Fachada Oeste -
Ponto de vista da Avenida

Pespectiva NO-
Área externa do café do subsolo a esquerda, bilheteria externa (aquela janela redonda)

Fachada NE -
Área de estacionamento, carga e descarga ao centro, saída do estacionamento a direita

Perspectiva SE -
Entrada do Café, subsolo, a esquerda e rampas das saídas de emergência da platéia

Perspectiva SO -
Entrada do estacionamento a direita, parada de ônibus a esquerda

4 comentários:

Racchel's Blog disse...

Depois de muito stress, xingos, sono, mau-humor e preocupaçao... Siolari ta ficando lindão...
vai ser meu maior orgulho até então... vou levar pra familia ver q eu faço algo de util tb na vida...
=D

Marcella Valadares disse...

gostei do projeto de vocês. e da maquete. hehehe
parabéns...

Mary Azevedo disse...

Parabéns, lois, tá ficando mto bom.
teria mais orgulho de Viçosa se tivesse uma construção dessas na entrada da cidade.
Seria frequentadora assídua com certeza, se eu tivesse dinheiro, né?

parece q as noites em claro deram resultado... ( eu ia dizer que valeram a pena, mas deixar de dormir, a não ser q seja por diversão, nunca vale a pena, né?)

Anônimo disse...

Ficou bonito. Vc sabe q eu ñ sou das q mais aprova a mudança do local da rodoviário, certo? Eu acho q ali onde é o sacolão q devia ser reaproveitado. E tira aquele posto dali, pelo amor de Deus, q quase todo dia eu sou atropelada por uma moto q sai de onde menos se espera (pq nem 'mão" akilo tem).
ficou chiques. e branco. Ou isso ñ é uma opção? hehe