domingo, 25 de maio de 2008

Filmes de Maio

Tá Dando Onda

Cadu é um jovem pinguim que gosta de surfar e tem no lendário Big Z um ídolo. Ninguém o apoia e quando surge a oportunidade ele deixa a Antártica e vai para a ilha Pen-gu, para um torneio de surf em homenagem a seu ídolo.Cadu acredita que caso vença o torneio ganhará respeito e admiração, seu grande sonho. Mas lá ele conhece um veterano surfista chamado Grego, com quem aprende que o campeão nem sempre é aquele que chega em 1º lugar nas competições.

O que mais gostei nesse filme é o tipo de narrativa que ele tem. Ele é "filmado" como se fosse um documentário, com movimentos de câmera que nunca tinha visto em animação. Os depoimentos são muito bons, pontuando a história.

As referências contemporâneas são ótimas, e tem um certo humor de ação que depois da meia-noite me fez morrer de rir.

Morte no Funeral

Uma família inglesa se reúne no funeral do patriarca, levando junto seus segredos e ciúmes. Daniel um dos filhos, promete para a sua mulher Jane uma nova vida e faz de tudo para que a despedida do pai seja boa. Mas seu irmão, um escritor de sucesso, só pensa em paquerar. O namorado da prima ingere acidentalmente drogas. Como se não bastasse, um anão desconhecido chega ao velório. Instala-se então a calamidade.

Muito bom! Esperava que fosse devagar, mas é tanta coisa acontecendo tudo bem rápido. A cada segredo, a família tenta consertar piorando tudo. Os créditos iniciais tem uma animação que eu gostei bastante, e que continua nos créditos finais. O mais legal é pensar que o filme todo acontece numa casa. Uma família que só se encontra em funerais e casamentos tem muito a contar quando se reúne.
Gol II
Santiago continua jogando no Newcastle United, onde se torna uma estrela. Sua noiva, planeja o casamento deles quando surge a oportunidade para que Santiago vá para o Real Madrid. Ele realiza a transferência, jogando ao lado de craques consagrados como Beckham, Ronaldo, Raul e Roberto Carlos. Porém a badalação em torno da equipe faz com que seu relacionamento com Roz (sua noiva) seja abalado, especialmente quando uma nva mulher tenta seduzi-lo.

O segundo filme da trilogia apoiada pela Fifa. Gol I foi muito bom, com sequencias incríveis sobre como um jovem latino sobe na vida jogando futebol nos EUA. A saga continua no segundo filme, atingindo o ápice com a contratação pelo time espanhol.
Muito legal ver que a vida de um jogador é muito mais que as nas linhas do campo. O business pessoal, publicidade, a vida cheia de festas, mulheres, dinheiro e a confusão de sentimentos pessoal quando se depara com um mundo novo acontecendo tão rápido.

Além da história do Santiago jogador, GoII retoma o lado pessoal, quando ele encontra um irmão que não sabia que existia. Ao mesmo tempo que tem que render milhões ao time, tem também que resolver seu relacionamento com sua noiva e esclarecer a história de sua família.

Tem ótimas sequencias de futebol, uma boa fotografia, um contexto contemporâneo... Eu achei que o segundo filme está tão bom quanto o I, só que com um pouco mais de histórias paralelas, talvez tirando um pouco do foco do jogador; mas Gol III virá pra retomar isso.

2 comentários:

R@mon_Vitor disse...

Legal.
tou com vontade de ver esse do funerol parece engrçado...

XD

Marcella Valadares disse...

num gostei do funeral nao...