quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Essa foi a política em 2009

O ano vai chegando ao fim e é hora do cliché: Retrospectiva.Hora de pensar o que houve de maior destaque nesse ano, tomar lições de coisas que não devem se repetir, coisas que devem ser modelo e acontecer de novo e coisas que não estão no nosso controle.
Vamos primeiro fazer uma leitura política de 2009.

O Obama tomou posse na presidência dos EUA em Janeiro - Você lembra do vestido que a Michele usou nos bailes de posse? Gerou as fotos mais distribuídas entre a mídia naquele mês.

Teve o Chávez em Fevereiro que após eleição, e apoio popular, mudou a constituição venezuelana e agora pode tentar reeleição quantas vezes quiser - Eu já vi essa história no passado e não foi muito pacífico #ficadica.

Os EUA anunciam o maior prejuízo econômico da história e lançam pacotes bilionários de
recuperação.
O G-20 também se reuniu e decidiu colocar outros bilhões no mundo todo

Repararam eu falando em G-20? Poisé, esse ano foi o ano dos países em desenvolvimento conversar junto. O Brasil tá no jogo, o Lula é pop e a gente tá podendo.

Em Maio a Coréia do Norte faz testes nucleares e o clima ficou tenso com o Japão.

A OEA revogou a suspensão de Cuba e agora ela pode ser amiguinha do resto da América
.

O presidente do Irã foi reeleito em Junho. Como o Mah#$%*&@d Ama#%$¨&@ad não é lá flor que se cheire, o povo ficou p* da vida e foi pra rua protestar, a imprensa não pode cobrir, e foram reprimidos violentamente. Tudo foi parar na internet graças aos celulares high technology.

No Japão tem rosto novo no poder. Um cara, com olhos puxados, venceu o outro cara que estava na parada há décadas. Acho que o povo não estava muito feliz com tamanha constância.

Em setembro uma mulher russa foi eleita para dirigir a UNESCO. Agora só falta mandar as mulheres pra Vênus.

Outubro foi cheio. O Obama ganhou o Nobel da Paz, tipo: oi? Enfim, nem todo mundo gostou, acho que nem ele. Só sei que o Nobel deve achar tenso essas escolhas. Antigamente era bem mais fácil.

A Colômbia assina um acordo com os EUA pra que esses usem bases militares na região. O Chávez ficou pocesso. Só tem uma solução pra isso: um show da Shakira em Barranquilla e uns drinques.

A República Tcheca aceitou o Tratado de Lisboa e agora a União Européia tem uma constituição para o grupo. Todo mundo bonitinho com o mesmo roteiro.

Ah, já estava esquecendo. Lá no meio do ano teve um golpe em Honduras e o presidente foi
expulso do país. O resto da América ficou bravo com os hondurenhos e mandaram colocar de volta o cara de bigode e chapéu lá, mas eles nem quiseram conversar. Na calada de uma noite o cara se auto-convida-se a si mesmo e vai se esconder na embaixada brasileira com mais 50 coleguinhas. Está lá até hoje. Em dezembro houve nova eleição presidencial, mas a posse só será em janeiro. Até lá a gente tem um cowboy latino convidado na embaixada - Ficaadicona : se você se auto-convida pra ir num lugar, não leve um bando de gente contigo, é muita falta de educação secar roupas na sala de visitas.

No Brasil também teve montes de coisa. Teve dólar na cueca, na meia, dinheiro pra panetones. Teve o movimento #forasarney que broxou depois de não dar em nada. O Aécio disse que não concorrerá para a presidência. O Lula é mais popular que nunca aqui também. A Dilma começou a campanha, só não contou pra ninguém e o povo que governa o Rio está super contente com você sabe o que.
Teve guerra de tráfico, teve prefeitos e governadores caindo. Teve apadrinhamento político e apesar de não ser ano de eleição tudo conflui pra lá.
Politicamente nada muito grande, só umas coisas bizarras como sempre

Nenhum comentário: