sexta-feira, 10 de julho de 2009

Começando as férias com filmes

Queria ter visto mais filmes, mas já é um começo.
O Curioso Caso de Benjamin Button

Um filme super comentado no Oscar 2009. O que tem de tão especial nessa adaptação?

No início do século XX nascem em Nova Orleans uma criança incomum, com apareência e doenças de uma pessoa idosa, mesmo sendo bebê. Com o passar dos anos se constata que ele não envelhece como as outras pessoas e se torna cada vez mais jovem. Enquanto criança conhece Daisy, de mesma idade, e se apaixona, porém é preciso esperar que ela cresça para que ele rejuvenesça e possam se equiparar enfim. A história da alto compreensão pontuada por fatos históricos reais.

Ao trazer o conto para o cinema várias adaptações foram feitas. Tentado tornar mais próximo de nossos tempos a pontuação contemporânea feita por flashback subestima minha inteligência. Ao tentar explicar muito o filme fica longo, e mesmo assim não edifica histórias paralelas. Muito bem feito, mas esperava mais.

Milk - A Voz da Igualdade

Sean Penn ganhou o Oscar de melhor ator por sua atuação, e mereceu.

No início dos anos 70 Hervey Milk é um estudante nova-iorquino que quer mudar sua vida e decide se mudar com o namorado para São Francisco, onde abrem uma loja de revelação fotográfica. Em tempos de violência e preconceito contra gays, ele resolve lutar por direitos iguais para todos e sem discriminação. Com a ajuda de amigos ele resolve lutar para se tornar representante político do bairro. A partir daí ele ganha simpatizantes e inimigos políticos. Sua personalidade incomoda o país e não apenas a cidade e Harvey passará a ser símbolo de luta por tempos diferentes.

Muito bom o filme! Bem mais que eu esperava. Apesar do foco exclusivo em Harvey o filme tem uma narração que não o deixa chato. Um filme que exalta não apenas um homem, mas as conquistas sociais de uma época.

Cadillac Records

Um filme com grandes nomes de atores e cantores para contar a história do nascimento do Rock.

Crônica do dia-dia do nascimento de uma das mais importantes gravadoras de Black Music dos EUA,  a Chess Records, nos anos 1950 em Chicago. Nomes como Little Walter, Willie Dixon, Howlin Wolf, Etta James e Muddy Waters são personificados para contar o boom do estilo. Numa época em que brancos e negros não se misturavam a Black Music se difunde e passa a ser admirada, logo dando os moldes para o Rock. O novo estilo conquista grande público e leis não bastam para conter a febre que domina diferentes classes. Porém sob toda fama a equipe da Chess Records vive dramas pessoais.

Esperava mais desse filme, porém é bem feito e vale pela narração daquela época que eu particularmente achom incrível. Além do mais ouvir grandes músicas de sucesso que ainda hoje tocam e fazem reverência aos grandes nomes da Black Music e ao Rock.

Quem Quer Ser um Milionário?

Esperava que o filme fosse bom, afinal foi o maior ganhador de Oscars do ano, inclusive o de melhor filme, mas é mais.

Jamal é um jovem pobre que trabalha servindo chá numa empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil cheia de miséria e violência em uma favela indiana. Ele passou por diversos percaços até chegar em seu momento atual: participante de um progama de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Desacreditado pela produção e pelo público, o jogo trás de volta toda uma vida.

A narração é o fator mais interessante da história. A inserção de um jogo popular de tv foge dos clichês de livros, diários e/ou casos contados por pessoas como fios condutores de tramas passadas. Uma história cheia de flashbacks, cor e uma trilha sonora muito boa. Vale a pena ver os créditos finais também. Ah, quero comprar pra mim.


2 comentários:

Sergio disse...

Da lista não vi ainda Milk...os outros todos ótimos...

Esse finde vou ver 3x amor...dizem que é bom!

:p

Robb' disse...

Adorei Slumdog!
E acho que o que vc mais gostou foi a dancinha no final!!!
hahahaha