sexta-feira, 17 de julho de 2009

As Óperas de Sabão dos anos 90

E os anos 90 foram o máximo mesmo!
Fatos, músicas, a cultura pop em geral teve hits que sempre vão ficar.
Tá, a maioria hoje é brega, cafona, exagerada, mas fizeram parte de uma década de nossas vidas e, no meu caso, fez parte da infância.

Uma coisa que é inegável é o quanto o brasileiro gosta de novela, seja de revista, rádio e no auge da TV.
Aqueles quase 200 capítulos de uma trama que tem reviravoltas e tentam deixar a vida comum e sem graça cheia de intrigas, felicidade em cenários incríveis.

Como cultura pop a novela é reflexo da sociedade, retratando temas em voga nos noticiários, colocando na trilha sonora das pessoas músicas que elas vão murmurar por meses. Tendo o melhor da tecnologia, moda... vai influir na vida das pessoas, que anos depois vem fazer posts pra blogs por ai.

O maior símbolo, a cara da novela, é sua abertura. A música, a fotografia, o tipo de grafismo mostra o tom da narração, reflete o horário da novela, demonstra que tipo de história vai se ver. Todos temos algum desses clipes na cabeça. Eram segundo pra correr e ir ao banheiro, pegar aquele copo d'água, chamar a mãe pra assistir a novela, ou fazer o cachorro parar de latir.

A primeira abertura marcante da década foi a de Rainha da Sucata. Aquele robô de lixo que rebolava ao som de lambada, o ritmo quente, abriu os anos 90.


Seguida pela tendência mulheres nuas, semi-nuas, remolando, roçando em paisagens paradisíacas trouxe Tieta, Pedra Sobre Pedra, Mulheres de Areia


Essa coisa de natureza até hoje está em alta. Se hoje paisagens do Rio e de São Paulo dominam as aberturas atuais, antes o que estava em alta era mato, terra, areia, água. Quanto mais rústico melhor, vide Fera Ferida e até Renascer que transitava pro urbano


Ah, e outra coisa que teve uma sequencia de várias produções foram novelas "ensolaradas". Cor, praia e gente com pouca roupa. Ainda hoje se faz esse tipo de novela, mas com menos frequencia. Salsa e Merengue, Corpo Dourado, Tropicaliente marcaram os horários do início da noite.



Ai, que saudade de quando eu era pequeno e passava um tempão vendo novelas infantis. Era tanto drama pra uma criança só: Chiquititas (quem não via?), O Diário de Daniela (achava o máximo) e Carrossel (formou meu caráter).


Ai, as produções mexicanas eram o máximo. Aqueles dramas água com açúcar, cheio de nomes duplos... Mas tinha tramas complexas também. O que foi a trilogia, de quatro, da Thalia? Maria Mercedes, Maria do Bairro e Marimar abriram caminho pra A Usurpadora. Melhor novela sempre


E no antigo canal brasileiro de novelas mexicanas... o SBT produzia novelas ótimas, mas depois da queda de qualidade ganhou descrédito geral. Quem não se lembra de Fascinação, Éramos Seis, As Pupilas do Senhor Reitor, Pérola Negra... Bons tempos.

São tantas novelas que me deixam perdido. Dá pra notar o estilo de cada emissora, de cada horário, de cada ano, pela abertura da novela. 

... e os grandes sucessos de audiência? Você se lembra de algum?
Malhação! Começou numa academia, formou atores, um novo estilo pra telenovela brasileira. Pré-adolescente a tarde vê Malhação até hoje, mais de 10 anos depois do primeiro capítulo. Saudades do Lulu Santos na minha tarde.

Quatro por Quatro era engraçada, colorida, animava minhas noites e deu até casamento. Babalu e Raí pra sempre.

Explode Coração colocou temática cigana na tv. Depois disso ia ser explorada a cultura de outras dezenas de países nas novelas. Eu já interpretei cena dessa novela! Gente, tô velho demais.

A Indomada! Uma das minhas novelas favoritas! No meu top five está essa novela que tinha o glamour de Maria Altiva, um anjo que faz cinema hoje em dia, Scarlet, Cadeirudo e uma das melhores cenas finais com o fogo do mal. E eu que fui descobrir só alguns anos atrás que quem corria na abertura era a Maria Fernanda Cândido.

Rei do Gado era rural, mas tinha cidade grande. Quem não se lembra da gravidez da Liliana que durou uma eternidade? E o velório do senador no Salão Negro? Ah, e aquela disputa dos personagens principais. Eu me lembro de um computador enorme na casa do Antônio Fagundes e era a coisa mais moderna do mundo.

A década foi encerrada em grande estilo: Terra Nostra. Superprodução de dramaturgia. Uma novela de época que fez sucesso no horário das 21h, coisa que tentaram depois e não deu certo. Mateo e Juliana sempre em nosso corações, com sua metáfora de capítulo final.

E pra terminar o post eu tenho que postar a abertura de Vamp! Eu lembro de correr pra casa pra ver... Era exagerada, teatral, mexia com o imaginário como se fosse cotidiano. Quem diria que brasileiro aceitaria ficção aberta como mote principal de uma novela. 


Update: Como eu pude me esquecer de A Próxima Vítima. Acompanhei ela toda. Aquele assassino em série, todos poderiam sê-lo. A abertura era super tensa também. Uma das melhores novelas.

Tantas tramas que ainda me lembro. Tinha novela pra todos gostos. Os atores eram ídolos que não eram "fabricados" em massa. Uma época com menos tecnologia em que a modernidade trazia fascinío e o brega era amado.

Qual era sua novela favorita? Faltou alguma aqui?

2 comentários:

Robb' disse...

Nossa!
Post completamente nostálgico hein?
hahaha

Lembrei de muita coisa aqui...
Não sei exatamente se é doa anos 90, mas a primeira que me marcou foi Barriga de Aluguel, por causa da música (brega, obviamente) da abertura... "Agoooora agueeeenta coração..." hahahaha
Isso é Wando?

Vamp eu nem vou comentar, porque né... Acho que não tem uma pessoa que não gostasse!

Aí depois... Fera Ferida, nossa! Adorava! A Linda Inês, o Flamel, a Ilka Tibiriçá, a amada, idolatrada salve salve irmã Salustiana, a Sigfrida Weber... Lembro de muita coisa ainda! Mas era viciadinho! rs...

Eu assistia Quatro por Quatro tbm... E ria pra caramba! Nossa!! E lembro até hoje que o personagem do Humberto Martins morava num tipo de loft, e que eu queria a casa dele pra mim! hahaha

Falando nisso, outra que tinha uma casa que eu babava sempre era a Dinah, de A Viagem. Tudo bem que era apartamento, mas era bem bacana, lembra? Um duplex com uma banheira na varanda da sala e cozinha americana! Um sonho!
E o personagem do Mauricio Mattar era arquiteto!

E falando em arquitetura... Outra arquiteta foi a Regina Duarte em Por Amor. E escritório dela e da sócia ficava numa vila e era todo charmosinho! Novela ótima aquela!!
Branca Letícia de Barros Motta e sua mansão reinarão pra sempre em meu coração! rs

E vc esqueceu a melhor novela da década!!! A Próxima Vítima! Essa supera qualquer uma! Gente!! Uma trama cheia de mistérios, com o clássico "quem matou?", que nesse caso era um assasino em série e teve duas versões diferentes exibidas. Eu amava a mansão das Ferreto, aquele mausoléu lúgubre onde moravam a Filomena, a Cesca e a Carmela. E a Isabela tbm, no melhor papel da Carreira da Claudia Ohana. A cena em que ela apanha do Diogo e cai escada abaixo é clássica!

Caramba... acho que me empolguei por aqui! hahaha
Mas se deixar, eu fico até amanhã...
;P

Tiago disse...

Faltou um comentário sobre:
A VIAGEM...A melhor do novela do horário das sete.marcou época e inovou com um tema intrigante para o horário...Melhor novela do mundo!!!
quem não se lembra do alexandre possuindo o Théo...!!!