domingo, 27 de fevereiro de 2011

E o Oscar vai para...

Oscar virou meio que uma tradição desde que eu ganhei cartão verde pra dormir mais tarde.
Tá, aquelas cerimônias demoradas e chatas me faziam dormir na metade...

Mas de uns anos pra cá tenho visto mais filmes, construído algumas referências e lido mais sobre o assunto.

Desde 2006 tem o Bolão do Oscar, que participo, e esse ano não poderia ser diferente.
Tá, não entendo nada de Oscar, mas é divertido.

Esse ano a Academia deu uma rejuvenescida no evento, deixou uma coisa mais ágil, contemporânea.
O Oscar é mais que uma premiação; é um show que sustenta financeiramente a Academia e seus projetos durante todo o ano.
O diretor disso tudo tem a responsabilidade financeira de não fazer merda e atrair o maior número de espectadores.

A Globo, como sempre, anunciou e cortou a cerimônia em prol do BBB.
Falta de educação, ética, propaganda enganosa?

Enfim, vamos aos vencedores.



Um ano sem grandes favoritos.
A dúvida era se o grande premiado seria o filme sobre o rei, ou sobre um nerd.

Consegui ver 9 dos 10 filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme. Claro que eu não vi o que ganhou boa parte dos prêmios. Tenho sorte?

Tinha filme sobre a menina doida que faz balé
Outro sobre boxe e drogas
Um sobre arquitetos e sonhos
E tinha um sobre um cara que era gago, mas era rei.
Tinha filme sobre um nerd que ficou rico
Um sobre o Mark Ruffalo precisando de dinheiro e se metendo em altas confusões
Outro sobre brinquedos velhos
E tinha um sobre mutilação. ou melhor: auto-mutilação
Tinha um sobre Texas e terra sem lei, com lei só pra uns
E um último sobre frio e terra sem lei, com lei só pra uns.

Claro que o gago ganhou.
Junte um rei, mais filme de época, mais fotografia cinza, mais citação sobre o holocausto e pronto. E o Oscar vai para O Discurso do Rei.

Tirando as categorias principais, eu errei quase tudo no bolão.
Não é dessa vez que serei o campeão.
Tenho que estudar e me aperfeiçoar mais sobre cinema.

p.s.: Globo, você é uma enganação, nunca duvidei.

Nenhum comentário: